sábado, novembro 12, 2005

"A Actividade Física nas Escolas"

Actualmente, sendo a Educação entendida como desenvolvimento integral do indivíduo, não pode a Actividade Física deixar de integrar a diversidade de experiências, saberes e práticas que são significativas para a formação da personalidade do sujeito. Pois a actividade física é um meio a utilizar para exercitar nos nossos jovens, capacidades físicas e mentais, afinar nervos e temperamentos e formar caracteres. Pelo que, dever-se-á salvaguardar na educação, não apenas o fenómeno da escolarização, mas como o processo que garante o conhecimento e compreensão do mundo que nos rodeia garantindo ao sujeito o desenvolvimento das suas capacidades e da sua autonomia para agir.

Uma questão, que parece adquirir cada vez maior importância no presente e no futuro próximo, é a da cooperação e da coordenação de esforços entre Escolas e Clubes, visando oferecer a todas as crianças práticas desportivas num envolvimento educativo favorável à satisfação das suas necessidades e interesses. Ora isto constitui tarefa de monta, porquanto mais do que uma renovação da escola e do clube está em causa uma renovação de mentalidades e conceitos.

Isto porque um início de escola mal orientado pode matar o entusiasmo de uma criança, "abafar" a sua imaginação e criatividade e destruir o seu sentido de auto-estima. Muitas crianças e jovens perdem o gosto pela Escola devido a adultos que procurando sucesso e êxito imediatos esquecem que os pré-requisitos para os resultados a longo prazo são a imediata alegria, satisfação e prazer de participar, tanto nos estudos, como em actividades que lhes dêem prazer como a prática desportiva num Clube.