«SER PROFESSOR»
Ela é tanto maior, quanto mais elevada for a formação científica e pedagógica.
No seu desempenho, o professor deve ser, acima de tudo, facilitador das aprendizagens, numa relação pedagógica aberta e fraterna, democrática e responsável.
Conviver com os alunos e trabalhar com eles é um privilégio que importa aprofundar, no quadro de uma Escola reflexiva, capaz de desenvolver capacidades e de as mobilizar, numa relação plural de saberes e de competências, onde cada jovem sinta que pode desenvolver o seu projecto de vida.
Ser professor, neste contexto, é dispor da oportunidade de intervir numa Escola que parta das expectativas dos jovens, para, a partir delas, dos seus saberes e das suas vivências, contribuir para a formação de cidadãos livres e democratas, solidários e intervenientes.
No seu desempenho, o professor deve ser, acima de tudo, facilitador das aprendizagens, numa relação pedagógica aberta e fraterna, democrática e responsável.
Conviver com os alunos e trabalhar com eles é um privilégio que importa aprofundar, no quadro de uma Escola reflexiva, capaz de desenvolver capacidades e de as mobilizar, numa relação plural de saberes e de competências, onde cada jovem sinta que pode desenvolver o seu projecto de vida.
Ser professor, neste contexto, é dispor da oportunidade de intervir numa Escola que parta das expectativas dos jovens, para, a partir delas, dos seus saberes e das suas vivências, contribuir para a formação de cidadãos livres e democratas, solidários e intervenientes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home